Tuesday, May 22, 2007

a soma de todas as coisas



gosto de quem vai contra a ordem das coisas. de quem caminha no sentido contrário a procissão. gosto dos canhotos, gosto dos vira-latas. gosto da grandeza que se manifesta das pequenas coisas. gosto do conflito em oposição ao senso comum. gosto dos que não gostam do gosto preferido. gosto dos gatos pretos, de passar por baixo de escada. gosto discretamente de ir de encontro ao que todos evitam, sabedor que inevitalvelmente o preço do conhecimento e do gosto é tão mais caro quanto mais raro.

dia destes, os jornais pulularam de matérias sobre a perigosa estúlticie de quem atribuia aos gatos pretos, rimas, comunhões, presságios, com as forças do mal. choveram manifestações, que não impedem que a maioria da população pense assim(sim o homem pensa, e dizem que isto o distingue dos animais. na verdade, o desastre humano é justamente este. ele pensa. e pensando contraria o instinto que está a ser modificado pelo pensamento do interesse de plantão).

penso que gosto daquele que batizou sua empresa de mudanças de gato preto. sempre gostei daquela "carantonha", para mim simpática, do gato de olhos brilhantes a garantir o transporte e a guarda dos nossos pertences.

não sei se intencionalmente ou não, mas para uma empresa que vende mudanças, a primeira que a gato preto propunha era mudar o preconceito que qualquer um de nós tem sobre o azar miserável de deixar a superstição dominar as nossas fraquezas ou fortalezas, reduzindo-nos a mera descarga do destino.

se a concorrente propugnava num slogam que é um achado que o mundo gira e a lusitana roda, a gato preto ia mais longe qualquer que fosse o destino.

No comments: