Wednesday, May 30, 2007

no bar da ponte

sentados à mesa multiracial há quase um pouco de tudo. holandeses,portugueses,semi-portugueses,quase índios e tome mais meia dúzia de visões de deus.
religião e futebol é melhor não discutir. pois a torcida por um quer sempre trucidar a torcida por outros seja, lá com que argumentos for. e certos argumentos são como porretes à inteligência mínima que seja.
a fé em deus é fanática. quer-se calma e fluída sem borbotões mas acaba sempre em discurso ou seria no discurso.
de cada lado da mesa uma ferida aberta. não fosse assim e o pau não cantava entre os praticantes de tantas religiões. aliás chego a arriscar e dizer que em nome de deus já se matou mais do que se salvou. mas como discrente, nos homens e em deus, preocupam-me mais questões frugais onde não ecoam as questões da reencarnação outro prato requentado servido à mesa.
a conversa é desinteressante até dizer chega. os ânimos excitam-se. ouvem-se palavras que não se ouve na bíblia(isto é de uma canção dos anos 70 do simon&garfunkel people) os argumentos, utilizados pelas partes como força de lei e verdades absolutas são de deixar o espírito santo como complexo.
se deus está presente na mesa, para além dos argumentos, é na forma de cerveja, a única que intervem naquelas gargantas sedentas de corte(da dos outros).
homens e deuses não sabem conviver em paz com as suas discordâncias, até com eles mesmos. e se não sabem fazer isto numa mesa de bar onde a brisa tenta resfriar os espíritos o que esperar deles noutras situações?
desconfio de toda fé alardeada em cântaros, sejal eles cânticos ou histerismo, inclusive dos próprios. desconfio de toda fé silenciosa, porque urde trovôes da tempestade. mas acredito piamente nos homens que dizem não acreditar em nada. porque se deus é tudo que veio do nada eis que o nada pode ser tudo, inclusive deus.
e assim sendo porque raios numa mesa de bar as pessoas estão se degladiando- verbalmente o que nem sempre é preferível a porrada - por nada ? quando para todos eles a cerveja era o pretexto de tudo ?

No comments: