Friday, May 11, 2007

sai de baixo, ou melhor: de cima


propósitos elevados cada vez mais tem levado o homem para baixo, tamanha a inversão dos valores hoje em dia.
os que deveriam defender, atacam. os que deveriam proteger, minam ou assassinam, os que deveriam exemplificar distorcem ou descaminham.
ser honesto é sinônimo de burrice ou patetice. ter ética, nem como opcional, pois o peso da consciência quilos acima do peso não suporta mais tais filigranas.

o ser humano degrada-se em nome da sua humanidade. leva junto com ele os animais, sendo ele o animalesco, e os animais as vítimas, outrora aliados ou símbolos de sobrevivência que, quando sacrificados, o eram com reverência e respeito.

respeito, a quem? se não há por nós mesmos? se em cada esquina da nossa própria casa ou emprego há quem venha nos lembrar que os valores do homem foram completamente desabonados em nome de outras moedas.

ainda assim há homens, e mulheres, repletos de esperança. sinais de redenção ou da concretude irônica? de que justamente por isso mesmo não temos salvação, tamanha alienação de nós para com nós próprios, enquanto eu e você, parte do todo, se deteriora em essência, pâncreas e espírito, na busca da sobrevivência, não se sabe se rastejante ou soberba, do eu porque eu, acima de tudo e de todos, muito embora Eu esteja tão em embaixo disso tudo que se vê por aí pela minha própria falta de reconhecimento do meu lugar que foi tomado por todos os reversos de mim mesmo que releguei o caminho da verdade por acreditar em mentiras propriamente mais comodas.

a nossa paixão inútil pelos outros afoga-se na separação de nós mesmos tão entediados na procura de outros que nos sirvam de exemplos, sejam eles quais forem.

sobe ou desce ?

No comments: