Wednesday, May 09, 2007

mas vossa santidade nem é pop

papa com muita papa na língua. eis o perfil de bento XVI. um passado reacionário sem igual. protetor, dizem muitos, dos pedófilos. com tamanha e igual compostura tal qual manteve-se guardião reacionário dos ditames, usos e costumes que permitem a igreja católica continuar genuflexionando os espíritos livres e ainda quase puros na crença dos ideais socialistas de cristo. sim, cristo é era socialista. nem o socialismo que pregam alguns, nem o que negam outros. mas que era, era, se é que era como aquilo que nos contam, mesmo com as deturpações

apesar de tudo isto ou de quase tudo isto, o papa é considerado uma santidade. o que se dá apenas por ser papa. profissão - sim ser papa é um profissão, como ser padre, de há muito, ou desde sempre que deixou de ser missão - o que pede um disciplina e uma capacidade de urdir que faria de maquiavel um pirulito de feira.

e tomem loas e honras de chefe de estado, um dos menores do mundo, mas por outro lado portal da embaixada de todo o universo como se quer a basílica de são pedro e, parece, não sozinha graças a variante de aparecida.

um mulltidão de homens ditos de fé comove-se diante daquele que nem precisa falar ou olhar e já causa desritimias de causar inveja a edir macedo(ainda, porque ele está a caminho, pelo menos em alguns lugares). ao mesmo tempo que esta fé derrama-se em lágrimas contritas ou em frenes,i aos olhos destes mesmos admiradores de tal santidade mas que desprezam e passam desapercebidos a dessemelhantes muito mais próximos a idéia de santo que nos foi catequizada, e que jazem ao abandono da atenção de quem louva o celebrado fabricado, típico de quem despreza a espontaneidade da santidade que tantas vezes tomba na calçada ao alcance da nossa mão, que prefere tirar catôtas a estendê-la no que seria, esta sim, uma verdadeira comunhão de fé.

para um papa que nem é pop, é muito furdunço por nada. cristo, se aparecesse nesta hora, seria literalmente pisoteado por quem se esguela para ver o que não tem visões que não sejam a do obscurantismo como forma de perpetuação do pecado de todos nós.

No comments: