Sunday, June 03, 2007

vida de muitas mortes

ninhadas de gatos, cães, de rua principalmente, e um sem-número de animais, a maioria dos quais não damos tanta atenção, sempre são numerosas, já foi dito, para garantir a sobrevivência da espécie.

nascem muitos porque morrerão muitos. é a matemática simples que não leva em consideração que com a mudança dos habitats pelo homem a mortandade aumenta. ainda que se argumente que as conquistas veterinárias salvam a vida de outro tantos.

nem vale a pensa discutir que não é bem assim. e se levarmos em consideração, por exemplo, que o trânsito provoca o enlouquecimento de nós todos, é de se imaginar o que deve causar a ninhada que nasce na boca de um tunel, por exemplo. ou a beira da plantação que em breve sofrerá a queimada.

a maioria de nós já nem se importa com isso. pudera! se nem já nos importa a carnificina humana, quem vai se importar com aquela meia dúzia de vira-latas pré-sarnentos, ou gatinhos colocados na caixa fechada que será amassada pela roda aleatória do destino?

má sorte, imagino, tem os humanos que se ainda preocupam com isto. é que para estes cada vida perdida de um relés animal significa uma morte. e assim, como não tem vidas em crias tão numerosas, morrem dezenas, as vezes, centenas de vidas numa só, que não procria na tal ordem de todos aqueles pequeninos que morrem sem nenhuma dó que não seja a daqueles que sentem dor por todos estes seres perdidos.

No comments: