Thursday, June 28, 2007

retrato em preto e branco


dizem que os índios não se deixam fotografar porque acreditam que a foto lhes rouba a alma. eu também acredito nisso piamente. por isso detesto fotos, detesto ser fotografado, salvo aquelas muito editadas, a meu gosto evidentemnte.

mas quem não é assim? mesmo aqueles que adoram ser fotografados?
fazer pose é fundamental. tirar várias e várias fotos também. mesmo amadores, quando tem possibilidade, fazem isso, agora ainda mais com as possibilidades inesgotáveis das máquinas digitais que permitem dezenas, centenas de fotos. profissionais então, muitas, para que seja feita a escolha da foto que lhe convém.

mas há uma exceção de onde a alma de ninguém escapa. o retrato para os documentos. já reparou que estes ninguém mostra? e se mostra sempre diz que está horrível neste retrato?

pois bem, esta é a nossa verdadeira alma. horrível. é por isso que a fotografia, como dizem os índios, nos rouba a alma. a alma idealizada do homem dito civilizado que ser quer diferente daquilo que realmente é.

quanto aos índios, seu temor da caixa fotográfica é justamente o inverso. que ela lhes roube o que tem de mais puro, deixando para futuras revelações o que hoje se vê da realidade que ninguém quer fotografar,

nunca é demais pensar que nós também já fomos índios algum dia, pelo menos antes da alma nos ser roubada. e nem falamos dos tempos de agora onde nosso espectro a procura da fama faz qualquer foto de lambe-lambe parecer obra de arte.

No comments: