Friday, June 15, 2007

a pedra do reino


a rede globo investe maciço no seu projeto de tornar um dos mais reacionários dos nossos escritores em pedra de toque da cultura nordestina-brasileira usando com permissidade recíproca o avatar ariano suassuna para encher os olhos de juris e compradores nas próxima feira de compra de programas internacional. o universo suassunesco, tratado pelo "experimentalismo datado " do "primo luiz", um quase armorialista de ocasião, serve bem ao propóstito, e ainda a outros como atestar a força da nordestinidade dos 35 anos globais na hoje mais que nunca sede cultural das sesmarias de riba. no contexto "cultural" de um pernambuco que a tudo devora e diz sua cultura o paraibano suassuna foi operacionalizado de radical a radicado, esta sim uma pedra do seu novo reino, monarca da terra que já quase pária se quer renascida como lugar onde além de nascer a pátria nascedouro da nova cultura beatnik-mangue.

a globo não importa liderar o ibope do horário. o foco não é este. sua estratégia tampouco é qualificar a programação. e sim, através da estranheza da dita arte, menos literária, mais teatral, em nada televisiva, não cinema mais linguagem de vídeo experimental datado, nele incrustando para além da película, marca de jogo de meninos grandes, a crônica deficiência, cultural?, do eterno som de merda do cinema nacional, e da construção narrativa em linguagem de letras e lentes que compreendem muito mais os malucos das feiras nordestinas do que o telespectador da classe média periférica que ainda sintoniza a televisão, afirmar sua supremacia na realização de um espetáculo de deleite do esvaziado padrão global já que desaprendeu a fazer com competência comercial televisão.a aparente contradição de produzir um produto não comercial para afirmar a sua supremacia é o grande texto de quaderna.

quanto a ariano, detestável por algumas de suas posições, tornou-se um escritor vivente de seu maior personagem: ele mesmo, cada vez mais show e menos aula, para além da rabujice agora gênero que o faz tão simpático as novas gerações.

aliás, os oitenta anos de ariano e brenannd dão a tônica do que a arte e o pensamento de elite provocou e provoca no movimento cultural do pernambuco do hoje em dia. um escritor dito popular que se tornou rei no momento que intepretou o papel de bobo, e por outro lado a excrescência da pedra adulterada pelo viés burguês do bem nascido com sua visão de elite processando a pulsão que move da arte popular gerada entre o ricochete da fé, sua expressão religiosa, e o céu inferno do sexo.

enquanto isto abelardo da hora o verdadeiro homem da pedra não tem as honras do reino, para por de vez uma pedra no assunto.

No comments: