Wednesday, April 18, 2007

pós-doutorado em hipocrisia

o mundo inteiro amanheceu de luto por conta do massacre acontecido em um universidade da virgínia. as páginas dos jornais em quase todas as línguas acolheram as manchetes estupefatas e a cena da vigília quase compete com os espetáculos que dizem celebrar a vida.

no brasil, a notícia recebeu mais atenção do que os 26 mortos do dia de ontem no rio de janeiro. dirão alguns que diploma ou a luta por ele, ainda vale algum destaque, e nem vale dissertação da puc rio ou usp são paulo sobre a explicação, que mais do que isso morrem de índios por aqui, de susto, também bala, vício e disenteria.

soberbamente, o tiroteio fatal para mais de 33, recebeu muito mais atenção, em quase todods os lugares do mundo, se calhar até em áfrica, do que os milhares de africanos que morrem todos os dias pelo massacre a que são empalados numa mortantade ao moscaréu onde toda humanidade é cúmplice por sua omissão, até no ato de mudar de canal, pois não suporta o asgar dos tais mortos de fome, aids e abandono, ainda mais se centenas as crianças com seu olhar acusador, ao contrário da avidez com que sintonizam os canais abertos ou a cabo para ver a morte embrulhada no cenário da assepsia do campus do saber.

a nossa evolução dita humana tem acontecido de uma forma muito sensitiva estratitificada e qualitativa, para não dizer quantitativa no seu modo de crescer. quantos famélicos africanos tem de morrer para merecer a atenção equivalente a um candidato a white collar ?

acadêmicos estudiosos de jornalismo comparado com seus cálculos o saberiam dizer ?

No comments: