Friday, March 30, 2007

enfim a legenda certa

beto guedes ressurge na televisão. é quase um choque. não pelos anos que lhe caem bem. principalmente quando os cabelos brancos são textutizados em prata, ajudados por sua voz, por tanto tempo tachada de taquara rachada, mas que com o passar dos anos adquriu o timbre de instrumento raro, e tão caro a ouvidos afastados de melodias muito bem compostas. o choque, é pelo escuro nos dentes do beto, e pela ausência sensível de alguns deles no lado esquerdo do rosto. algo que desaparece quando, repito, os cabelos ainda longos recebem luz e emanam o som que é o sal da terra.

de poucas músicas e poucas palavras, entremeia a entrevista passagens de seu show mais recente, onde velhos e novos amigos da música, engrandecem a sí e a eles, tocando desprensiosiamente a música que lhe cai bem. ainda mais depois de todos estes anos de decadência musical do país.

há muito tempo atrás meu nome foi parar ao lado de beto guedes e ronaldo bastos por um engano da "oficina" de um jornal de joão pessoa que montou num artigo meu, repleto de citações das canções do beto, figurando-me como parte autora do "quando entrar setembro e a boa nova".

daquelas coisas que muitos acham graça, outros dizem, aproveita para tirar onda, mais outros, quem sabe ainda comes alguém por conta disso, ondas dos anos 70/80. nunca me senti muito à vontade quando descobri, ficando amarelado tal qual o jornal que nem sei se ainda o tenho hoje.

ao ver beto assim, sem alguns dentes, descobri que agora somos quase comos parceiros. senão no mesmo lado da boca, e das canções, nas faltas que o tempo foi nos acrescentando sob a forma da perda de dentes, coisa muito além de mordida musical.

desta vez a legenda é verdadeira e não me incomoda, digo com um sorriso amarelo, mas cheio, que até me deu vontade de cantar algo sobre o fruto do trabalho que é mais que sagrado meu amor.

1 comment:

Eliza Araújo said...

pulei o texto para dizer, com certa pressa, que rainer maria rilke, me deixa tão intrigada que não consigo dormir. com vontade de escrever.

obrigada. o que posso fazer por v.exa. que esteja a altura desse livro? estou pensando.