Monday, February 26, 2007

a vida não tá fácil para quem quer ganhar um oscar (merecido).nas outras categorias é mole

uma vida inteira a busca de uma estatueta. muita gente vive assim. ou com a cara dela, o que é, decididamente, muito pior. mas o esforço nem sempre corresponde ao prêmio. não porque a estatueta seja injusta. mas sim porque a vida o é. senão vejamos:

pra começar, james taylor careca, quer injustiça maior? careca e cantando, no oscar uma musicazinha mais careta para não fazer trocadilho com o ainda mais careca(alguém se lembra da cabeleira do rapaz, que nos bons tempos de fire and rain endoidava as moças como endoidou as suas três musas(carole king, joni mitchell e carly simon) ?

martin scorcese fez filmes brilhantes e nunca lhe deram nem o endereço de um reparador de sobrancelhas. agora, o cara faz um remake de um hong-kong e leva a estatueta que lhe deixou com um cara de personagem miniaturizado do fauno, que também concorria mas noutras categorias. valia-lhe mais condignamente a oitava indicação sem levar nada. muitíssimo mais honrosa e dignificante. ainda mais neste prêmio ganho por infiltração. mas vá dizer para ele, depois deste, que a vida - e o prêmio - não é justa ?

clint eastwood, fez dois filmes comoventes. um deles brilhante. mais do que poucos, merecia ganhar o oscar. pelo menos a frente do martin. mas nada. perdeu por sobrancelha. logo ele que gosta de franzir a testa e com ela ganhar todos os duelos. mas se nem clint pode com a sobrancelha do scorcese, quem mais poderia? para reforçar a injusteza das coisas nesta vida. ainda mais para ele que a filmou sob dois pontos de vista.

forest whitaker, eterno ator de " segundo time". fez dezenas de interpretações cult e necas de ser estatutário, quer dizer, galardoado pela academia. agora leva o prêmio por um dadaismo performático de segunda. em compensação, compensação negativa, para ambos, eddie murphy ressurgiu gigantesco num papel dramático demais para ser premiado a sério.

al gore perdeu a eleição e ganhou o oscar. se levarmos em conta as piadinhas dele, e dos companheiros de palco, puta de uma injustiça que compensa? a perda da eleição contra bush?
de novo dois exemplos das injustiças da vida. um matador cômico. só que não sabendo matar de riso, mata de verdade. o outro, o maior canastrão do salvamento do planeta. mas como de boa intenção o inferno está quente, pumba, prêmio de melhor filme para algo que como filme é tão frio que até pede para esquentar o que justamente ele combate. ou seja, talvez como presidente gore pudesse fazer mais. faria? sem concorrer ao oscar ?

para finalizar, o que se remexer não tem fim, a pouco menos justa tentativa da academia, dizem, de compensar o não premiar o libreto gay do ano passado - aquele filme que todo mundo erra o título - forçando um roteiro do politicamente correto ao trazer ao palco a lésbica mas sem graça do que a que ganhou o oscar. o que de antemão digo, para não levar saia justa(ou calça) em relação a opção sexual, que continuo com preconceito que acho absolutamente justo, contra a falta de talento e aplonb, categoria por exemplo onde não me vejo concorrendo ao oscar.

p.s. josé wilker portando-se como pinguim nos comentários ao oscar é uma injustiça, para não dizer uma fria contra o próprio zé. mas neste caso, ele merece. até porque, é hour-concour.

No comments: