Monday, December 25, 2006

e na noite de natal você enfiou o seu peru aonde?

I bihão de pessoas morre de fome atualmente.

o epicentro do natal deveria naturalmente ser a africa, o continente deste contigente catastrófico, para o qual, diz aquele, que é considerado um dos maiores economistas do mundo, jeffrey sachs, tem cura.

mas por acaso você ouviu ou viu uma linha , uma imagem sequer, sobre o natal em áfrica ? em suas preces, pensou preto alguma vezinha que seja sequer ?

o nosso natal é branco. sempre. cheio de neve, branca. mesmo onde não há, algodão, isopor ou máquinas fazem-na cair de verdade até. as cidades mostradas são brancas, repletas de luzes brancas, shopping brancos, gente branca. não há política de cotas para negros no natal, mais um detalhe, que não sei se lhe passou desapercebido.

de tanto branco ou com este branco todo, não temos um papai noel negro. consequentemente não temos um sorriso de criança negra a mostrar seus dentes, quando os tem, branquissimos mais até que a neve. de branco para elas, alguma coisa parecida com hospital, que lembra ao longe o tal branco.

em lugar do dito bom velhinho, milhões de crianças aidéticas veem a figura da foice a puxar-lhes o pé para a cova numa vida que nem um presente de um copo de água limpa enquanto semi-vivas.

e assim a idéia do natal com elas ainda mais negro do que a noite que se abate sobre seus olhos no que deveria ser a plenitude da vida. antes brancos, mas só por conta da mais desumana anemia. e que agora devem estar fazendo a festa de natal de algum verme ou animal de rapina.

nos asgares da sua agonia simplesmente faltou-lhes um hô, hô, hô, por falta de saco?

No comments: