Saturday, February 14, 2009

ensaio geral


vida é pra viver e não pra ver.
quem fica só assistindo a vida passar paga um preço.

ultimamente tenho me dado conta que em boa parte dela tornei-me um espectador e talvez até mesmo, sinal dos tempos, um tele-espectador, um net-espiador.

para além da perda, resta algum ganho?que não tenha veia sociológica? talvez, talvez.

não gosto de tudo que vi - a meu respeito inclusive - mas também não desgosto de tudo, inclusive dos desgostos.

o preço de se observar é caro. camarote, platéia ou na fila do gargarejo. muitas vezes além das minhas posses.

se aprendi com tudo o que vi? nem que seja por "osmose ou contágio"? certamente que sim, pensei algumas vezes, certamente que não noutras. estava certo algumas, errado? quantas nem sei quanto.

mas é fato que apesar de ter a consciência de que ver a vida passar é algo bem menor do que vivê-la - isto se você não for um observador para a eternidade, como o fazem alguns poucos imortais - pelo resultado de suas observações, sejam artísticas ou científicas - não peço de volta o dinheiro do ingresso pelos espetáculos que ví dentro do espetáculo da vida - tantas vezes em nada espetaculosos e ou grandiosos e sim, pequenos, medíocres, quando não mórbidos e de uma crueldade, que só mesmo a condição da vida é capaz de conservar.

não peço bis, mas como diria o bardo, bem que tudo que eu vi( e vivi) podia ter sido apenas um ensaio.

mas não foi. é a vida. tenha-a eu vivido ou mediocremente só observado.

Now playing: air - remember via FoxyTunes

No comments: