Thursday, February 26, 2009

anti-bbb ou o churchil que o bial esqueceu

para os menos familiarizados, churchil, roosevelt e stalin: qual seria o teor da conversa: a ana pudim de coco ou a indefecavel naiá? (sugestão de legenda em pensamento para o roosevelt: que velho chato do caralho!)

os editoriais intelectualizados do big brother brasil, corporificados ao zelo pela canastrice do pedro biau, bilau, blau-blau?mostram, para quem vê algo mais do que bundas em gelatina, que o pior do bbb não está dentro. está fora. sejam quais forem os participantes.

não vou usar da verga para debastar o bbb e sua significação, enquanto produto distorcido e eufemizado de algo tão terrivelmente assustador na sua origem, que não o deixa de ser em suas ramificações e progressões. mesmo que elas se reduzam a um programa de meia punheta, já que nem isto é assumido. deixando para os leitores menos incautos as intenções ao que se pretende com este laboratório para além dos niquéis contratuais, o que a longo prazo converte-se em não mais que efeito colateral.

prendamô-nos ao significado da citação churchiliana no prêambulo da retirada da casa do caubói. interessante também ressaltar as bases compactuadas para não se discernir o que é realmente falta de respeito. afinal, ser chata é muito pior que velha(velha e chata então?) na medida em em que os velhos são aceites (não integralmente ao que parece) como concorrentes de igual para igual, deparamonos com a distinção - que é muito mais, uma distorção do estigma de respeito velhice - uma vez que é considerado falta de respeito tratá-la de igual para igual, seja ou não a forma usada chula ou chiste de mau gosto(caberia num programa assim etmologias do que é bom ou mau gosto?).

pedro bial, sinalizando editorialmente a verdade da casa - comportamento seguido à risca pela globo, no seu tele-jornalismo principalmente, nem vou falar da novelas, como caminho das índias, citou churchil: "em tempos de guerra, a verdade é um bem tão precisoso que deveria ser escoltada por um bando de mentiras", o que tem significados que vão além também da esfera das lentes do programa, ao ditar uma compormentalização onde caubóis que sacam rápido contra a mentira do respeitável estabelecido, mesmo acertando no alvo, não tem vez, nem no programa nem na sociedade de uma maneira geral. o que é muito cômodo num mundo de flexibilização, na verdade genuflexão imposta por quem já de há muito perdeu-se, de e da verdade, só lhe restando a escolta da mentira. aliás, isto assim dito equivaleria a dizer que na verdade a naiá é mesmo uma velha chata pra caralho? e que ninguém teve peito de dizer na lata? para fazer o jogo do bom-mocismo que engole o cuspe e o catarro visando o milhão?

bem, rodou o peão. confirmando o ditado turco: diga a verdade e saia correndo. neste caso ele o corrido.

mas como o citado é churchil, relembremos outra citação: " a mentira roda meio mundo antes da verdade ter tido tempo de colocar as calças" churchil.

voyeurs ou exibicionistas, antes de colocarmos as calças(o que faz a audiência cair) dentro e fora do bbb, independentemente da idade, teremos, todos, a ouvi-lo fadados a perder o verdadeiro sentido da guerra e do que devemos combater de verdade, com a verdade, para além das citações de algibeira ou seria de cartucheira ?
Now playing: steely dan - dirty work via FoxyTunes

No comments: