Wednesday, July 11, 2007

os desprazeres dos prazeres

o prazer de comer, gosta? inigualável. mas acontece que se você dedicar-se por inteiro comer deixa de ser um prazer e passa a ser um desprazer, porque pra comer cada vez mais, sem que deixe de ser um prazer(comer inevitavelmente engorda) você não pode comer como lhe manda o prazer para não ter o desprazer que espelho certamente lhe proporcionará.

acontece com todos os prazeres da vida. vida dura. tudo que gostamos de fazer por prazer tem um limite contido no próprio prazer. sexo, por exemplo. há um limite entre o apetite, a performance e o saciamento. quanto mais se gosta de fazer menos prazer ele dará, a não ser evidentemente que você seja um príapo ou padeça do furor uterino que comete algumas entidades, que nem assim livram-se totalmente da ameça do tédio do prazer, um dos mal estares da nossa civilização.

o chato disso tudo, é que pousa inadvertidamente sobre a nossa cabeça a máxima de que a virtude está no meio. mas que virtude há em limitar o prazer pela mediação, quando se é um hedonista, mesmo que amador?

descobre-se assim que o prazer é um grande estraga-prazeres. mas em que mundo estamos homessa!

No comments: