Friday, July 13, 2018

pé de página *


sim, os livros são uma janela para o mundo. mesmo quando se dá as costas a ele, ao mundo e, nalguns casos, até aos próprios livros, depois de lidos ao desprezo. 

creio que há livros que não se esquece jamais, pois estamos dentro dele ou ele dentro de nós, ainda que esqueçamos quem os escreveu e até os personagens ou o conteúdo não ficcional. 

mas para alguns as janelas do mundo permanecerão fechadas para sempre. principalmente para os leitores de um livro só - a bíblia principalmente - ou o capital que seja, ou o decameron ou a ilíada, ou ulysses ou o arco-iris da gravidade. 

e atenção: por mais bonita que seja a arrumação da biblioteca, livros são para serem desarrumados. só assim desarrumam o pensamento que se quer sempre em pezinhos de barro. sim, ao contrário de quem pensa, muito ou pouco, muito pelo contrário, livros são "para confundir e não para explicar". pois o mundo explicadinho, convenhamos está se transformando nesta merda que vivemos. 

portanto, leia, desarrume, desaprenda e faça de novo, e de novo, até não precisar do rascunho dos outros no de dentro para fora ou no de fora para dentro dos livros.

publicado aqui mesmo em 09 de novembro de 2014*

No comments: