Friday, May 11, 2018

per, plexo

perplexo é a palavra que quase todo mundo(eu sou um otimista) sabe o significado: 

irresoluto, indeciso, hesitante, espantando, atônito, e bem mais se você procurar;

mas e per e plexo? que a forma (perplexo) que quase ninguém - não tem como ser otimista neste caso, ou seria fim de caso, já que há uma separação? - sabe, sequer desconfia?

per, é uma preposição, considerada arcaica, de origem latina, que significa "por cabeça" e tem lá seu uso, "renda per capita", de per si, ou de forma, arcaica, sim senhor, "fazia tudo per amor ". atualmente, em contrações com os pronomes e ou artigos, aquela coisa de (pelo), a (pela), os (pelos), as (pelas), dizem os dicionários virtuais, já que no dia-a-dia ninguém se apercebe. 


plexo, é mais complexo: plexo é sinônimo de encadeamento, entrançado, entrelaçamento, porém de forma ainda mais intrincada quando o uso versa sobre os diversos tipos de plexo, quando a denominação dada refere-se a uma rede de nervos ou de vasos(plexo nervoso braquial ou plexo venoso da coroideia), por exemplo. um grande número de plexos é conhecido: nervosos, vasculares ou linfático, sendo alguns considerados mais dignos de referência, como o plexo anular, o plexo aórtico, braquial, asilar, basilar, axilar, a um número tal que encheria este post em todos os seus plexos, como se fosse linguiça, até chegar no plexo pudendo, que não por acaso é o plexo vesicoprostático.

agora fodeu! diriam alguns, de plexo preguiçoso, onde este sujeito que chegar com esta conversa, copiada, sim senhor, do tio google e do primo wiki?

aparentemente nada de per ou plexo a primeira vista, sequer perplexo, a segunda. apenas a constatação de que palavas soltas, assim como per e plexo e, principalmente, pessoas, significam, valem, são, muito mais quando estão separadas, na acachapante maioria dos casos, do que quando estão juntas; como no caso de perplexo, tal como nos querem fazer crer o romantismo exacerbado, que atribui a junção de duas pessoas pelo amor, protagonismos idílicos de uma união, medicamentosa até, onde este 1 formado se quer maior que a soma das partes. 

mesmo que por puro nexo, ocorra tal união, (e tanto ou quanto por falta dele) que é a ligação entre uma ou várias coisas, vínculo, conexão entre circunstâncias, acontecimentos, opiniões, ligação entre sujeito e o seu "predicado, na maioria dos casos a união é diminutiva de ambas as partes, resultando em soma frustante. aquilo que junta as pessoas, que se diz, no caso, amor, ao qual chegamos a atribuir o tal do nexo causal(não confunda com sexo casual) a que atribuímos a causa ao resultado, onde a circunstância e o efeito parecem, ainda assim ela acaba por ser diminutiva das partes em prol do todo, que é tacanho, já que alguém sempre se anula, quando não ambas as partes, outrora absolutas, sendo as tais metades complementadas apenas figura de retórica, salvo as que o fazem através das suas próprias imperfeições, já que a perfeição da soma não resiste aos noves fora.

assim, nem tão perplexo com o fato, de per si afirmo que mais vale um intercruzamento imbricado, o plexo, na mão, do que dois amores perplexos voando.









       

No comments: