Saturday, December 23, 2023

o sono é sagrado


na manhã nublada de dezembro os gatos dormem. gatos são animais crepusculares, o que quer dizer que eles dormem entre o alvorecer e anoitecer. espalhados pela casa, inusitados são os locais de escolha para tal sono. o que importa não é o lugar, é a lição deles dada de que o sono é sagrado, seguida à risca, ao contrário dos humanos que reclamam da falta de sono - leia-se dificuldade para dormir ou sono sem qualidade - quando justamente os próprios despropositadamente vilipendiam o próprio. mais velho, já não durmo tanto, eu que sempre dormi pouco, o que dizem outros humanos, que também não dormem muito bem, não é bom mas é característica desta fase crepuscular, que antecede o sono eterno (e ainda bem que é sono porque se for insônia eterna, aí fodeu!)apesar da rede convidativa que tantas vezes divido com eles mas não aprendo, assim como tantas outras coisas, ponho-me a escrever pequenas sonecas, como esta. mas de uma coisa tenho certeza: quando aqui já não mais estiver, eles não deixarão de dormir por minha causa, nem no primeiro dia da eterna ausência. pois para eles, sempre, o sono é sagrado e nada o deve interromper. isto posto, percebo-me sonolento em plena manhã e caio num sono ronronado, quase tão gato como eles.

No comments: